terça-feira, 28 de abril de 2015

Entrevista a: Nuno Pinto

(Nuno Pinto em acção durante um jogo realizado nas Valadas contra a LAAC.)

Basta falarmos em Nuno, e os adeptos do Canedo FC recordam logo o ponta-de-lança que ao longo de seis temporadas se "fartou" de fazer golos com a nossa camisola.
Conhecido por "El Matador" durante a sua passagem pelo Canedo, Nuno chegou em 2001, oriundo do Souselo, da AF Viseu, e na segunda temporada com as nossas cores apontou mais de quarenta golos.
Essa será sempre uma das razões que lhe garantem um lugar na história do clube, mas há outras: durante a sua passagem pelas Valadas, Nuno Pinto subiu de divisão, foi um líder dentro e fora de campo, e foi capitão durante um ano e meio.
Aos 36 anos, representa o Coimbrões, no Campeonato Nacional de Seniores, e é o melhor marcador de equipa com oito golos no campeonato.
Ei-lo em entrevista ao nosso facebook/blogue:

Canedo FC: Chegou ao Canedo em 2001, vindo do Souselo da AF Viseu. Como surgiu o nosso convite e que razões o levaram a aceitá-lo?
Nuno Pinto: O vosso convite chegou através de um amigo, que era o Hugo, que tinha um outro amigo que se estava a iniciar como empresário, José Ribeiro, e falou-me sobre essa hipótese. Depois, ao conversar com o presidente Paulo Coutinho e com o mister Albertino, logo chegamos a um acordo.

CFC: Saiu do Canedo há 8 anos. Continua a acompanhar o clube?
NP: Sim, principalmente através dos jornais e do site Zerozero. E, normalmente, tenho ido ao estádio ver pelo menos um jogo por época.

CFC: Na última vez que vestiu a nossa camisola marcou um golo. Ainda se recorda do primeiro jogo e do primeiro golo que fez pelo Canedo?
NP: Lembro-me que o primeiro jogo que fiz, foi no Portomosense, para a Taça de Portugal. O meu primeiro golo foi no segundo jogo para o campeonato, frente ao Bustelo, em que ganhámos 2-0 e eu marquei os dois golos.

CFC: Em 6 épocas marcou dezenas de golos, subiu à III Divisão Nacional, foi decisivo na Taça de Portugal e foi capitão de equipa. Há algum momento que recorde em particular?
NP:  É verdade, foram seis épocas, e como é lógico foram épocas fantásticas, onde passei muitos e bons momentos. Claro que me recordo de muitos momentos, mas há um jogo que nunca esquecerei: foi contra o Fermentelos e fiz quatro golos. Foram mesmo épocas fantásticas. A nível colectivo, sem dúvida que a subida de divisão foi o expoente máximo, mas há uma época que também vou recordar para sempre, que é a época em que falhámos a subida no último jogo. Por outro lado, essa foi uma época inesquecível a nível pessoal, pois contando com o campeonato e taça fiz quarenta e cinco golos, a minha melhor época de sempre a nível de golos. E ter sido capitão desse clube, para mim, foi uma honra e um orgulho enorme.

(Nuno festeja com Dani, Melo e Ricardo Azevedo a subida à III Divisão Nacional.)

CFC: Que jogo(s) e golo(s) lhe deixa(m) mais recordações? Recordo-me de um jogo na Mealhada em que voltou de uma paragem de dois meses por lesão e fez dois golos...
NP: Tenho muitas e boas recordações de jogos e golos. Felizmente fiz muitos jogos e golos nesse clube. Felizmente tenho mais boas do que más recordações. Mas esse jogo na Mealhada, sem dúvida que é especial, depois de dois meses de paragem e incerteza se iria poder continuar a jogar futebol, regressar e marcar dois golos, sem dúvida que foi muito especial.

CFC: Depois de sair do Canedo, representou mais dois clubes e "fixou-se" no Coimbrões no CNS. Até que ponto a passagem pelo Canedo foi importante na sua carreira?
NP:  Sim, depois de sair do Canedo representei o São João de Vêr e o Milheiroense, até fixar-me no Coimbrões, onde tenho passado e continuo a passar bons momentos. Sem dúvida que o Canedo foi muito importante na minha carreira, tal como todos os outros clubes por onde passei, mas como já disse, vivi aí momentos inesquecíveis.

CFC: O Nuno sempre foi um defensor da colocação de um relvado nas Valadas. Esse projecto está em vias de ficar concluído. Que opinião tem sobre este assunto e que vantagens pode o clube tirar dele?
NP: Sem dúvida que o relvado é uma mais-valia para o clube, com certeza que vai trazer muitas vantagens, uma coisa é jogar num relvado e outra é jogar num pelado. Principalmente para a formação, um relvado é muito importante, é uma grande mais-valia para o clube. Um bem-haja ao relvado, é pena não ser do meu tempo, mas mais vale tarde do que nunca.

CFC: Tem 36 anos e joga no CNS. Voltar ao Canedo ou acabar a carreira no Canedo é uma possibilidade?
NP: No futebol nunca há certezas, essa possibilidade não pode ser descartada, mas também não é certo que vá acontecer. Como disse, passei muitos e bons momentos no Canedo, mas também devido à minha idade não consigo responder a essa pergunta na perfeição. E também, neste momento, não estou a pensar em deixar de representar o meu actual clube.

CFC: Se lhe pedissem para definir a sua passagem pelo Canedo numa só palavra, qual seria?
NP: FANTÁSTICA!


Pode consultar toda a carreira de Nuno Pinto, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário